20 de nov. de 2013

“Há apenas uma única religião, embora dela exista uma centena de versões”. Bernard Shaw

Eu sempre acreditei que religião é coisa de foro intimo. No que quer que seja que você acredite, isso deve permanecer com você. Isso porque se eu acredito em Jesus e você acredita em Maomé, por exemplo, não existe forma de nos provarmos quem esta certo! É coisa de fé.

Durante a ocupação Moura (771 a 1492) na península ibérica, os árabes permitiam a Cristãos e Judeus terem os seus próprios templos. Eles eram tolerantes com a religião e sob este aspecto, durante todos aqueles anos, não existiu quase nenhum conflito. Acontece que esse exemplo é raro na história da humanidade. O que se vê normalmente é um grupo tentar impor ao restante a sua fé. Como conseqüência disso, o que já se matou em nome de Deus é um número impressionante.

E isso acontece não só com religião, mas em várias outras “crenças” desde a política até times de futebol. Lembrem que não estou falando aqui do direito de você acreditar no que quer, mas nessa compulsão que o ser humano tem de tentar fazer com que o outro também acredite naquilo que ele acredita.

Clemente Nóbrega, no seu livro O Glorioso Acidente diz que somos seres replicantes, ou seja, vivemos para nos reproduzir. Essa é a função básica da vida. 

Porém, o que parece a princípio uma coisa simples é na realidade uma coisa muito complicada. Os nossos Pais criaram uma associação onde cada um entrou com 50% de seu DNA. Porém não foi simples chegar a esta associação. A sua mãe queria um homem forte o bastante para defendê-la durante a gravidez, mais e principalmente, ficar junto a ela durante a sua criação. Já seu Pai por dispor de uma quantidade ilimitada de esperma ( a mulher só tem um óvulo por mês e eles tem um número limitado), gostaria de poder ir espalhando ele por ai. Tiveram que fazer um pacto. É por isso que casamento tem tanta pompa e testemunha. Esse acordo permitiu ao seu Pai perpetuar 50% de seu DNA e a sua mãe o mesmo. 

Esse acordo também permitiu que, ai não mais o individuo mas o casal, fizessem acordos com outros desde que isso fosse favorecer o seu crescimento. Quem nunca ouviu a frase, “você não sabe o sacrifício que fiz para criar vocês”.

foto: (google - imagens)

Cabe então a você ficar vivo o tempo suficiente para gerar crias. Você tem que copular, tem que ser bom em achar alimento, tem que ser bom em não se deixar apanhar por predadores. Têm de cuidar de suas crias de modo a que elas próprias cheguem à idade de copular, se não adeus de ao seu DNA nas gerações seguintes.

Acontece, que para nos humanos é muito difícil aceitar que somos nada mais nada menos que simples seres replicantes. 

Não, não é tão simples assim falam muitos! Somos feitos a imagem de Deus, afirmam outros. Todo o universo com seus bilhões de galáxia foi criado só para nos. Não é incrível? A não aceitação dessa simples condição, que envolve todos os outros seres vivos no planeta, nos leva a tentar ficar acima dos outros. Sou o Rei da Antuérpia! Sou o príncipe das Astúrias! Nas minhas veias correm sangue azul! 

Conversa, seu sangue é exatamente igual a um simples plebeu. Seu DNA é só 8% diferente de um Chimpanzé. Isso mesmo 8%! Assim, linhagem Real, nos criamos para nos sentirmos importantes. 

Mas se é assim, o que nos diferenciou dos Chimpanzés? É desse “glorioso acidente” que fala Clemente. Esse “acidente” evolucionário que fez com que a uns dois milhões de anos atrás uma certa espécie de Chimpanzé tenha se desviado de sua linhagem original, fazendo com que em um espaço de pouco mais de dois milhões de anos o celebro mais que triplicou de tamanho. Assim, neste processo esse hominídeo começava a falar, a ter consciência a olhar para o céu e buscar explicações. Por que a criança morreu? Porque o tigre pegou meu amigo? Tinha medo de trovão. Inventava deuses e se esforçava para agradá-los. Sim já inventavam Deuses! 

Hoje achamos ridículo, os Incas adorarem o Sol como um Deus. Porém para eles isso era tão verdadeiro, como é para um Cristão, Jesus Cristo. À medida que o pensamento humano for se sofisticando, irá se sofisticar os Deus.

Resumindo, se você analisar por essa ótica os conflitos humanos, veremos que na base deles vai estar essa simples instrução que esta gravada em seu DNA: 

“E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra” G 1.28

Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

*O comentário é de total responsabilidade do internauta que o inseriu. O administrador reserva-se ao direito de não publicar mensagens contendo palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa.