27 de out. de 2013

Direitos e Deveres

Um Pais só funciona, não existe outra alternativa, se for alicerçado em uma base democrática, normatizado por uma constituição e por conseqüência em Leis.

O Brasil é hoje um Pais democrático. Porém esta paulatinamente abandonando o seguimento irrestrito da Lei. Os exemplos são tantos, que já chegamos ao ponto de circular entre a população o conceito de Lei que “pega” e Lei que “não pega”.

Recentemente temos o caso dos cachorros. Uma parte significativa da sociedade apoiou a invasão do laboratório, partindo-se do pressuposto que os cachorros sofriam maltrato. É importante lembrar que a empresa estava regularmente constituída e detinha as licenças necessárias para funcionar, tendo inclusive financiamento oficial, ou seja, estava cumprindo o que determina a Lei. Como em tese vivemos em uma democracia, as pessoas que discordavam do emprego de cachorros em pesquisas, poderiam ter protestado na frente da empresa, ou na frente do órgão que concedeu a licença para essa pesquisa, como forma de atrair a atenção para este assunto. Porém não foi isso o que aconteceu. A empresa foi invadida e os cachorros roubados. Ou seja, a Lei foi solenemente ignorada.

Agora tem esse caso do coronel da polícia agredido pelos Black Bloc, que sobe a alegação de que estão protestando, se sentem no direito de depredar a propriedade alheia e bater em quem discorda de suas ações.

Foto: (Marlene Bergamo - Folhapress)

Eu pergunto; qual a diferença entre esses Black Bloc e as tropas conhecidas como SA do partido Nacional Socialista (nazistas) que depredaram as lojas de judeus em uma noite que ficou conhecida como a Noite dos Cristais? Nenhuma!!

O direito de protestar é liquido e certo, porém não pode, em uma democracia, ser feito a revelia da Lei, sob pena de entramos em um estado de anarquia social. No Facebook uma pessoa colocou que muitas vezes a justiça precisa “ser feita”, ou seja, o velho conceito de se fazer justiça com as próprias mãos. Foi esse conceito que matou, por exemplo, Chico Mendes. Agora imaginem se o Laboratório resolve agir dentro deste mesmo conceito e contrata mercenários para invadir as casas das pessoas para recuperar os cachorros. Ou o Coronel, saca a sua pistola e começa a atirar nas pessoas que o estavam agredindo.


Pensem nisso....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

*O comentário é de total responsabilidade do internauta que o inseriu. O administrador reserva-se ao direito de não publicar mensagens contendo palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa.